O Parque

O Parque Nacional Pico da Neblina, criado em 05 de junho de 1979, possui a missão de proteger a biodiversidade e o de promover o desenvolvimento socioambiental. É uma Unidade de Conservação Federal localizada no estado do Amazonas e á assim chamado pois em sua área está o Pico da Neblina, denominado “Yaripo” pelos Yanomami. O Pico da Neblina possui 2.998 metros. Além deste também encontra-se no Parque o pico 31 de Março denominado “Masiripiwei” com 2,972 m, que é a segunda montanha mais alta do Brasil.

O Parque faz parte de um conjunto de áreas protegidas juntamente com 4 Terras Indígenas (TIs) e uma estação ecológica estadual (Morro dos Seis Lagos), situadas na região conhecida como “Cabeça do Cachorro” no Rio Negro. Além disso, dois parques nacionais da Venezuela que lhe são contíguos: Parque Nacional Serranía de La Neblina e o Parque Nacional Parima-Tapirapecó. Neste conjunto de áreas protegidas o parque tem parte de sua área sopreposta à Terra Indígena Médio Rio Negro II, Terra Indígena Balaio, Terra Indígena Yanomami e Terra Indígena Cué-Cué/Marabitanas.

São 46 comunidades situadas nessas terras indígenas que abrigam elevada sociodiversidade. As etnias presentes nessas comunidades são: Yanomami, Tukano, Tuyuka, Dessano, Baniwa, Koripaco, Carapanã, Baré, Tariano, Piratapuya, Yepamasã, Kobéwa e Werekena.